FISIOTERAPIA

Em que consiste?

A fisioterapia é uma área de reabilitação com integração bio-psico-social, integrando os aspetos físicos, emocionais e de bem-estar social do indivíduo para uma abordagem global, com vista a otimizar a qualidade de vida e  bem estar.

Somos experts de movimento que otimizam a tua qualidade de vida através do exercício, terapia manual e educação. Através de uma avaliação completa e pormenorizada de todas as estruturas que poderão estar relacionadas com o motivo de consulta e os teus objetivos, vamos oferecer-te uma intervenção especializada e adequada às tuas caraterísticas, tendo sempre por base a melhor evidência científica disponível

O fisioterapeuta avalia cada indivíduo, desenvolvendo um plano adaptado e único, usando técnicas que potenciam a capacidade de movimento, diminuição da dor, restauro da função e prevenção de lesão. Procuramos sempre os melhores resultados possíveis, tendo sempre por base a premissa de melhoria da função e qualidade de vida. 

Porque a fisioterapia de extende para além do processo de reabilitação, investimos numa forte componente de educação para a saúde, sabendo que a prevenção é vital para a manutenção de um corpo saudável.

Prevenção

No âmbito preventivo destacam-se as seguintes intervenções:

Um método global que avalia a interação entre as cadeias de coordenação neuromuscular de forma a detetar possíveis compensações utilizadas pelo nosso corpo para executar as atividades do quotidiano. Este método permite restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético e visceral, contribuindo para o bem-estar físico e emocional. Tal como o nome indica, a reeducação postural pressupõe uma componente importantíssima de educação. O conhecimento do nosso corpo físico e seu funcionamento, o conhecimento de posturas e comportamentos prejudiciais que poderemos adotar inconscientemente e o conhecimento de estratégias para colmatar o risco de aumento de tensão e lesões são pedras basilares deste método que mune o indivíduo de ferramentas de auto-gestão.

Tratam-se de exercícios aplicados com vista a potenciar a máxima performance desportiva ou quotidiana. São exercícios aplicados após avaliação detalhada das necessidades da pessoa e com vista a colmatar algumas modificações no controlo do movimento que podem surgir. Um movimento harmonioso é um movimento eficiente.

Recuperação

No âmbito de recuperação, acrescentando às técnicas já mencionadas, poderão ser utilizadas:

Técnicas aplicadas com vista à libertação miofascial e articular. É um tratamento “hands-on” com possibilidade de mobilização articular, de tecidos moles e manipulação. Existe um vasto leque de técnicas que podem ser aplicadas com vista ao aumento da flexibilidade do tecido, aumento da amplitude de movimento articular, mobilização e/ou manipulação de tecidos moles ou articulações, indução de relaxamento/diminuição de tensão, modificação da função muscular, modulação da dor, diminuição de edema, inflamação ou restrição de movimento.

Estás preparado(a)?